A botânica desaportuguesada

30 09 2009

Sexta-feira, dia dos alunos do curso de Comunicação Social dos 4º Semestres entrarem no mundo dos números através da aula de Estatística. Mas, nessa mesma sexta-feira, uma das minhas melhores amigas, a Luana, completou seus 21 anos e fui convidada pela minha outra amiga, a Carol, para assistir uma aula no curso delas.

Elas estão também no 4º Semestre do curso de Ciências Biológicas e naquele mesmo dia, elas iam para o laboratório de biologia para a aula de botânica. E eu fui, prestei atenção na aula e ajudei as minhas amigas com as “lâminas”.

Como boa jornalista, não poderia deixar de prestar atenção aos textos fornecidos pela professora aos alunos, e reparar o quão confusos gramaticalmente e semânticamente eles estavam. “Ela é bióloga, e não uma jornalista ou linguista”. Eu pergunto, e daí? Todo professor, que está completando o doutorado como é o caso dela, tem a obrigação de apresentar um texto coeso e coerente, explicando as idéias de uma forma clara e não repleta de vírgulas, sem a interrupção respeitando o entendimento do texto em todos os sentidos.

Se a professora não passar a mensagem correta no papel e na explicação, nós não saberíamos se era para cortar o caule do “Guaco” em transversal ou longitudinal. Usando os termos da biologia, que na visão dos biólogos, são complexos por si só, não precisando de um contexto para inserí-los nem na explicação do conceito.

O resultado foi uma jornalista que aprendeu a cortar o caule e ver o xilema e o floema da planta pelo microscópio, mas não com tanta prática assim quanto eles. Sorte que eu não vou precisar decorar todos aqueles nomes científicos, procedimentos de pesquisa com plantas e ler aqueles textos, pois eu não ia entender nada mesmo. Eis que surge um futuro profissional da educação com deficiências em sua própria linguagem.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: