A arte de fazer uma obra de arte

18 10 2008

Tudo sempre é mais difícil se você não tem habilidade para exercer alguma função. O mesmo acontece com a arte. Você tem que ter um conhecimento aprofundado das técnicas artísticas e antes de tudo, testá-las. O conhecimento básico sobre a história da arte, uma matéria do curso de jornalismo, tem que ser ampla e eficaz em razão da ideologia que você quer colocar em sua obra.

Mesmo com poucas aulas dadas e nenhuma prova que me fizesse estudar como deveria, a minha obra de arte para a exposição no fim do mês de Setembro foi considerada boa por mim. Já para o meu professor, que expressou sinais de surpresa com o rosto, deu a nota igual à dos outros. No fim, ele avaliou as obras em geral como nota maior que dez.

Então o que foi que eu pintei? A ideologia demorou aproximadamente duas semanas para ser formada e desenvolvida. No final do prazo, faltando somente uma semana, fiz o segundo quadro de um primeiro rascunho. Achei legal, até que a minha própria idéia me surpreendeu.

O Retrato da cidade de São Paulo foi assim: prédios acima do quadro para representar a hegemonia dos mais ricos e logo abaixo deles, o contraste das favelas do centro, como a do Morumbi. Na frente dessas favelas representei um muro com a arte que já citei aqui, o graffite. Característico das classes média e baixa de cidades grandes, há uma crítica social explícita contra a desigualdade, vista um pouco acima no quadro. É basicamente isso, realista.

A nossa “Semana da Arte Moderna de 2008” foi realmente muito interessante. Há vários quadros que podem ser citados como profissionais, criativos, exóticos. Por fim, tivemos uma semi base da matéria para elas serem concluídas, até por que o resultado foi um dos mais interessantes já vistos.

Por: Daniele Rodrigues
Baseado na semana expositória de obras de arte da matéria história da arte- 2º Semestre de Jornalismo e 6º Semestre de Publicidade e Propaganda- UNIP Campinas

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: