Ruas sem arte

23 07 2008

São Paulo está passando por uma das mais graves crises artísticas da época, um dos resultados da lei que proíbe o uso de materiais publicitários e outdoors pelas ruas e avenidas da cidade. A população vive agora entre as paisagens mais cinza da metrópole e com menos recursos visuais. O que se pensou que era inevitável e indispensável para a população de cidades grandes, como São Paulo, as imagens foram retiradas de quase todos os principais locais movimentados.

O que será dos publicitários na maior cidade do país? Simplesmente irão promover propagandas e projetos dos produtos para impressos pagos, sem que a população nem ao menos saiba o que está disponível para ele. Lojas e qualquer estabelecimento comercial são confundidos por uma população sem informação, mídia censurada, comunismo à vista.

A arte entra como manifestação pública para a população ver mais cores, menos foligens de veículos, menos céu sem cor. Há artistas fazendo artes nos túneis e aproveitando a poluição para produzir arte. Mas quando este não é aceito, há outras formas de vê-las nas ruas, conhecido como o graffiti.

O graffiteiro ou pichador, atua em muros e pode levar a arte ao local. Nem todos esses artistas de subúrbio faz parte de gangs, como qualquer manifestante, protesta para uma vida melhor, expõe suas idéias e o mal da sociedade. Esses movimentos tiveram início nos Estados Unidos como forma de reivindicar e mostrar que os negros suburbanos tem seu espaço, sua cultura e sua forma de vida.

São de artistas assim que as metrópoles precisam, uma vez que há algo maior agindo para a desculturalização das pessoas.

 

Por: Daniele Rodrigues
Baseado no vídeo do Youtube da entrevista dos alunos da FAAP no movimento artístico em São Paulo.

Anúncios

Ações

Information

2 responses

7 08 2008
Vinicius

Olá Daniele, gostei muito da maneira que você escreveu essa matéria. parabéns, poste mais coisas para que possamos apreciar.

20 09 2008
jornalistica

Obrigada pelo apoio 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: